Ataques cibernéticos praticamente dobraram em cinco anos

Em 2023, foram bloqueados cerca de 161 bilhões de ataques cibernéticos, um aumento de 10% em relação ao ano anterior e quase o dobro do registrado há cinco anos. O balanço anual da Trend Micro destacou um crescimento de 35% nos ataques por arquivos contaminados, indicando uma estratégia dos criminosos em selecionar cuidadosamente suas vítimas para aumentar o potencial de lucro.

O estudo também apontou um aumento significativo na detecção de malwares em e-mails, chegando a 350%. Por outro lado, URLs maliciosas e tentativas de phishing, que buscam obter informações confidenciais dos usuários, diminuíram 27%. O Business Email Compromise, conhecido como “golpe do CEO”, teve um aumento de 16%, com os criminosos se passando por executivos para solicitar transferências financeiras fraudulentas.

As detecções de ransomware caíram 14%, mas a Tailândia e os Estados Unidos foram os mais afetados, especialmente no setor bancário. As ameaças de “Zero Day” aumentaram 12% nas detecções, com falhas encontradas em softwares populares como o Adobe Acrobat e Reader. A Trend Micro aconselha as organizações a trabalharem com fornecedores de segurança confiáveis e a promoverem proteção contra vulnerabilidades.

Compartilhe o Post:

Postagens Relacionadas