Com o aumento das ameaças, gestores estão buscando formas de reduzir os riscos de enfrentar uma crise provocada por ataques cibernéticos. Saber quais são os erros de cibersegurança mais comuns pode ajudar nesse processo.
Infelizmente, tanta preocupação não é à toa, já que semanalmente são registrados 1.540 incidentes de cibersegurança no Brasil, enquanto a média global é de 1.200. Abaixo, você confere quais são esses descuidos mais frequentes e como evitá-los:
- Acreditar que uma única medida é suficiente: A defesa contra ataques cibernéticos não é simples. Os criminosos estão preparados e utilizam as ferramentas mais inovadoras disponíveis. Por isso, é essencial aplicar segurança em camadas, reforçando diferentes níveis de proteção para dificultar invasões.
- Ignorar a atualização dos softwares: Os desenvolvedores trabalham constantemente para corrigir falhas de segurança. Adiar atualizações aumenta as chances de uma invasão bem-sucedida. Mantenha uma rotina de verificação e atualização dos softwares.
- Adiar treinamentos de cibersegurança: Ofereça treinamentos e materiais educativos para os colaboradores sobre prevenção a ataques cibernéticos. Quanto mais informados estiverem, menores serão as brechas para invasões.
- Não usar senhas fortes: Utilize senhas com mais de 12 caracteres, incluindo letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. Evite informações fáceis de serem descobertas, como datas de nascimento ou nomes.
- Confiar apenas em um antivírus: Antigamente, antivírus eram suficientes, mas hoje em dia é necessário contar com diferentes camadas de proteção para se proteger de ataques mais sofisticados.
- Negar a importância de ter um backup atualizado: Um backup atualizado pode evitar prejuízos em caso de sequestro ou exclusão da base de dados.
Para uma cibersegurança mais eficaz em sua empresa, evite estes erros. Aqui na Society, temos diversas soluções que podem ajudar ou até mesmo solucionar estes problemas.